Fazer uma lista de convidados para o seu casamento nos dias atuais requer jogo de cintura e um equilíbrio emocional muito grande, afinal você terá que usar a sua racionalidade ao extremo para não convidar pessoas além do que o seu orçamento permite.
Alguns itens são essenciais para você saber o que deve ter em mente nesse momento e, assim, não se perder em relação ao número de convidados.
Pense nas seguintes questões:
– Limitar o número de convidado é algo a ser feito inicialmente, pois a partir deste número você irá escolher quem realmente precisa estar na sua cerimônia.
– Selecionar os parentes mais próximos e que são indispensáveis para os noivos é também um ponto muito importante. Depois, escolher da mesma forma os amigos que não podem faltar ao seu “grande dia”. É importante o casal lembrar o seguinte: as pessoas que não fazem parte da vida deles no dia a dia, que estão distantes, ou com quem eles não têm mais contato, não precisam, necessariamente, ser convidadas. Jamais chame alguém por obrigação!
– Os pais dos noivos podem reclamar desta decisão, pois muitas vezes querem convidar pessoas que são importantes para eles, mas que não são para o casal. Então, para evitar constrangimentos ou deixar alguém triste, estipule um número de convidados e deixe por conta dos genitores decidirem essa parte da lista.
Agora vamos as dicas:
1- Convidado não convida!
Evite que os seus convidados levem acompanhantes ao seu evento. Uma boa maneira de evitar que estas pessoas entrem na sua festa é colocar o nome de cada um no convite, um a um. A maneira antiga usada nos convites, que trazia o nome da figura masculina acompanhado com o “e família” pode dar abertura para que inúmeros convidados compareçam à sua festa. Portanto, para não ter surpresas, deixe bem claro quem são, de fato, os seus convidados.
2- Convidar amigos do trabalho.
Outro ponto a ser definido na hora de decidir quem será convidado são os amigos de trabalho do casal. É importante lembrar que não é necessário convidar todas as pessoas do ambiente profissional, apenas aquelas que vocês realmente têm amizade, que participam da vida de ambos. Na dúvida, convide somente o seu chefe.
3- Começando uma lista de convidados.
Fazer uma lista inicial considerando as pessoas que você gostaria de convidar e, depois, retirar algumas a partir de um critério de importância que elas têm na sua vida, ou seja, afinidade e afetividade é algo importante a se fazer. E faça isso com tranquilidade, sem pressa, pois pode acontecer de você excluir alguém que, depois, se arrependerá, só porque com aquela pessoa a lista irá extrapolar. É necessário, portanto, pensar e repensar para que vocês não se arrependam amargamente depois. Use o bom senso, pense com tranquilidade nas duas possibilidades, ou seja, o seu evento com e sem aquela pessoa.
4- E as crianças?
Não restrinja a presença de crianças ao seu casamento, pois os pais podem ficar aborrecidos e até mesmo não comparecer à sua cerimônia. Deixe à critério deles decidir o que preferem, levar ou não os filhos. Só peça para que confirmem quem exatamente irá.
5- RSVP no seu casamento
Confirmar a presença é algo extremamente fundamental nos dias de hoje. Você poderá contratar alguém, uma empresa, ou mesmo optar por um familiar ou amigo que se prontifique a fazer isso para você. O número de pessoas e, inclusive de crianças, bem como a idade, deverão ser informados.
Caso você não queira contratar alguém ou mesmo escolher um amigo para fazer essa confirmação, inclua junto ao convite, num cartãozinho menor, a sigla RSVP (Répondez S’il Vous Plaît), que quer dizer em francês “responda por favor” e forneça um telefone ou site para que os próprios convidados informem quem realmente irá ao seu evento. Porém, nessa opção eles podem, muitas vezes, esquecer de ligar ou enviar de enviar uma resposta. Fiquem atentos a isso e estabeleça um limite de tempo para a confirmação.
Uma dica extra: Em qual momento devo começar a fazer a minha lista de convidados?
A lista de convidados deve ser feita antes de você escolher o buffet e mesmo a igreja para a cerimônia religiosa. A partir do número de convidados, você poderá decidir se escolhe uma suntuosa catedral ou se irá optar por uma charmosa capela para um número mais restrito de convidados. O buffet também deverá ser decidido após vocês saberem o número aproximado de convidados.
Essas dicas te ajudaram? Então curta, comente e encaminhe para alguém que você sabe que vai casar.