Tenho observado que para muitos casais é um dilema: fazer ou não fazer um ensaio pré wedding?
Apesar de ser uma tendência nos últimos anos e muita gente gostar da ideia, alguns casais apresentam resistência em relação a esse tipo de ensaio. Não se sentem à vontade, acham que não vão ter desenvoltura na frente das câmeras, ou simplesmente uma atividade dessas não faz o estilo do casal.
Ouvimos: “Ah, mas eu não tenho paciência para ficar posando para foto… ou eu não sou fotogênico…” É algo muito comum de se ouvir, principalmente por parte do noivo, quando propomos um ensaio Pré-Wedding.
Confira o que desejo compartilhar com você nesse GUIA:
- O que é ensaio pré-wedding?
- Vantagens de fazer esse tipo de ensaio.
- Melhores dias e horários para fazer uma sessão de fotos
- Que roupa usar na sessão de fotos?
Antes de qualquer coisa, gostaria de ponderar que não acho um protocolo obrigatório o ensaio Pré-Wedding, “tem que fazer” só porque todo mundo está fazendo. Ninguém “tem que” nada! Portanto, quero apresentar, neste post, um ponto de vista diferente em relação à sessão de fotos pré-casamento.
Podemos enxergá-lo como um momento descontraído, de cumplicidade, que reflita de fato a personalidade de um casal. Uma experiência diferente dentro de tantas coisas que envolvem planejamento de um casamento. Essa já é uma das vantagens. Vejamos outras.
1 – O QUE É ENSAIO PRÉ-WEDDING?
Conhecido também como ensaio pré-casamento, O termo pré wedding, muito utilizado atualmente, nada mais é que um ensaio fotográfico de casal antes do dia do casamento. Sempre existiu, mas o conceito mudou bastante.
Se antes tinha uma estrutura meio rígida, com poses pré-determinadas, geralmente com os próprios trajes de casamento, hoje o intuito das fotos pré wedding é serem despojadas e fluidas, que sejam um reflexo da personalidade do casal.
Portanto, trata-se de um ensaio bastante personalizado. A intenção é que seja mesmo descontraído, em um ambiente familiar com o qual o casal se identifique e que se sinta o mais à vontade possível.
2 – VANTAGENS DE FAZER UM ENSAIO PRÉ- CASAMENTO
“Beleza, entendi o conceito, mas ainda não me convenci”, você pensa. Por que, afinal, fazer um ensaio pré-wedding?
Então vamos a mais benefícios:
A) Estabelecer uma conexão como o fotógrafo que irá registrar o casamento.
A sessão de fotos pré-casamento pode/deve contribuir para o estabelecimento do vínculo entre os noivos e o fotógrafo. É fundamental que os noivos e o fotógrafo tenham um feeling, uma conexão; e que essa seja uma relação de confiança, afinal esse profissional será responsável por um dos registros mais importantes da vida do casal. O ensaio é uma ótima oportunidade para se conhecerem melhor e criar uma maior intimidade.
B) As fotos do ensaio podem ser utilizadas para alimentar o site do casamento, mídia social e fazer parte da decoração.
Hoje é usual que se crie um SITE DO CASAMENTO com as principais informações do evento para auxiliar os convidados. Dicas de hospedagem, de salão de beleza e lista de presentes são alguns dos tópicos mais recorrentes. As fotos do ensaio servem, portanto, de material para ilustrar o site. Além disso, elas podem ser usadas ainda na decoração, no convite e no “Save the date”, o pré-convite enviado com meses de antecedência para que os convidados se planejem em relação à data do casamento.
C) O ensaio é uma oportunidade de o casal curtir um tempo romântico junto antes do casamento.
A organização de um casamento, em alguns momentos, pode gerar tensões. São muitas decisões para tomar, muitos detalhes e muita ansiedade. O tempo voa e muitas vezes o casal se sente engolido pelos preparativos.
O ensaio pré-casamentopode ser, portanto, uma oportunidade de respiro. É um dia para curtir juntos e reforçar o elo entre vocês, sem se preocupar com o fato de a entrega dos convites estarem atrasadas. Brinco dizendo que o ensaio é um ótimo momento para namorar.
3 – MELHORES DIAS E HORÁRIOS PARA FAZER UMA SESSÃO DE FOTOS
A escolha da data está associada a escolha do local do ensaio.
A maioria dos espaços públicos, como, por exemplo, parques, praias e pontos turísticos, ficam muito cheios nos finais de semana e feriados. É preciso levar isso em consideração na hora de escolher o local e horário para o seu ensaio.
Vale ressaltar também que a maioria dos fotógrafos de casamento tem suas agendas ocupadas principalmente nos finais de semana, e isso acaba limitando a agenda para fazer ensaios, principalmente aos sábados.
Se você tiver flexibilidade no trabalho e conseguir dar uma escapada, tudo fica mais fácil, até mesmo para escolher um dia em que a previsão do tempo seja mais favorável.
A regra básica é a seguinte, durante o nascer do sol (até as 9h) e do meio da tarde em diante (a partir das 15h até o pôr do sol) são os melhores horários para fotografar ao ar livre. Fuja do sol do meio dia, esse é um dos piores horários para fotografar já que a luz desse horário é muito dura e cria sombras muito marcantes. É proibido fotografar esse horário? Não, mas isso está muito atrelado também ao estilo de cada fotógrafo.
No caso de ensaios em casa, só precisamos nos preocupar com o melhor horário em que sua casa ou apartamento recebe uma melhor iluminação vinda das janelas.
4 – QUE ROUPA USAR NO ENSAIO PRÉ-CASAMENTO?
Esse é um tipo de questionamento que eu recebo bastante. Que tipo de roupa é melhor? Tem que fazer uma produção? Precisa ser algo específico? Embora não seja especialista no assunto segue algumas dicas importantes:
Primeiramente, é muito importante que sejam roupas confortáveis, com as quais vocês se sintam bem. O que aconselho é que as roupas não limitem os movimentos, já que para um bom resultado podemos experimentar diferentes poses e ideias. Para isso, muitas vezes é necessário sentar-se no chão, deitar-se ou subir em um local mais alto, etc.
É legal também que o figurino esteja condizente com o local, clima e horário escolhido. Cores mais neutras, evitar roupas muito estampadas também favorecem as imagens. Por exemplo, uma sessão de fotos na praia pede tecidos leves e fluidos. Já se estiver um dia frio e forem escolhidos looks de verão, vocês certamente se sentirão incomodados e as fotos não vão ficar tão naturais.
Por último, o que considero essencial: antes de qualquer coisa, as roupas para as fotos do ensaio pré-wedding precisam refletir a personalidade de vocês. Não faz sentido montar um personagem para essas fotos, pois o intuito é justamente apresentar uma naturalidade que combine com o casal.
Se você jamais usa salto alto no seu dia-a-dia, por que usar no dia do ensaio? Da mesma forma, se o noivo tem um estilo mais despojado e alternativo, um traje muito social não terá nada a ver. O que quero dizer é que é fundamental que vocês estejam confiantes e satisfeitos no dia da sessão de fotos. Isso é o que mais importa!
Dicas rápidas e praticas para ajuda-los no que vestir:
- Evitem o preto. Apesar de quase sempre ser a primeiro opção para as mulheres, nem sempre é a melhor cor para fotografar, principalmente para fotos diurnas.
- Evitar um com camisa xadrez e o outro com algo muito estampado. Se um estiver usando xadrez é melhor o outro usar algo liso, mais neutro.
- Evitem camisetas com estampas muito marcantes, como personagens, desenhos e algo do gênero. Isso pode chamar muita atenção nas fotos.
- Escolham as roupas juntos, essa é a melhor maneira de saber se estão combinando.
- Minha sugestão é que vocês levem pelo menos uma troca de roupa para termos outras opções. Desta maneira podemos ir mudando o cenário e a roupa para enriquecer o ensaio.
O principal de tudo é vocês se sentirem a vontade com a roupa que estiverem…
Vou encerrando por aqui! Espero que tenham gostado das dicas. No próximo post falaremos sobre escolhas de locais para o pré-wedding e sugestões de locais;